top of page

LabCitoBioMol

O Laboratório de Citogenética e Biologia Molecular de Plantas da UFRRJ (LCBMP), organizado em 2012, tem como objetivo desenvolver pesquisa básica e aplicada em Programas de Melhoramento genético de espécies vegetais. Atualmente (em 2023), as pesquisas concentram-se em espécies medicinais, como por exemplo: Lippia alba (erva-cidreira brasileira), Schinus terebinthifolius (aroeira) e Catharanthus roseus (vinca).

O LCBMP está equipado para desenvolver várias técnicas nas áreas da citogenética e biologia molecular de plantas, como análises de cariótipo, bandeamento cromossômico, técnicas citomoleculares (hibridização in situ), reprodução vegetal (ex.: barreiras no processo de fertilização e viabilidade reprodutiva) e análises de diversidade genética e de mapeamento genético utilizando marcadores de DNA.

O LCBMP está localizado no Departamento de Fitotecnia pertencente ao Instituto de Agronomia da UFRRJ, campus de Seropédica, RJ. O Laboratório está diretamente vinculado ao Programa de Pós-graduação em Fitotecnia da UFRRJ.

bottom of page